sexta-feira, 27 de julho de 2012
A GENEALOGIA DA FAMÍLIA CARIOCA
Foi com passar dos tempos, que despertou em mim, a curiosidade de descobrir a origem do meu sobrenome Carioca. Tendo nascido em Fortaleza, capital do Ceará, e devido o meu interesse logo desvendei o pequeno mistério e aqui estar à verdadeira versão, pois este sobrenome nunca foi apelido como alguém dizia ser, mais sim um sobrenome diretamente criado e registrado e...m cartório no Rio de Janeiro.
Um corajoso jovem, chamado Ursulino Alves Pereira, nascido no Estado do Ceará aproximadamente na década de 60 no século XIX (1860), tendo em vista que desde muito tempo tem sido o desejo de muitas pessoas, conhecerem a maravilhosa e encantadora cidade do Rio de Janeiro, pois a nobre família do jovem Ursulino teve que entender a vontade de seu filho, rogando a Deus que fosse muito feliz, então aqule rapaz se destinou para á bonita Metrópoles a fim de realizar seus pensamentos, o qual tinha apenas na época 18 a 20 anos de idade, esta viagem era o enigma do seu futuro, todos nós sonhamos com uma vida próspera e enquanto trabalhava e estudava tomou conhecimento que estavam explorando uma tal de seringueira lá pelas bandas das matas Amazônicas, e com a aventura do melhoramento financeiro, ele viajou com destino a Manaus pela primeira e última vez, de lá adentrou na floresta Amazônica, que por certo foi bem sucedido, juntamente com o seu grupo durante dois dias, mas no terceiro dia não teve a mesma sorte, pois se perdeu da turma a quem pertencia, se achando sozinho no meio daquela perigosa mata, na qual a qualquer momento, poderia ser atacado por um animal carnívoro, o jovem Ursulino já estava desorientado, que não sabia mais para onde ir, o pânico estava se apoderando tanto do seu coração, que não sendo o momento propício de pensar num feliz casamento, o jovem naquela aflição fez uma promessa conforme sua fé, quem sabe dizendo: “se Deus me livrar desta agonia, me mostrando uma saída, eu me casarei com a primeira mulher que encontrar”. Achando ele ser esta à solução daquele encanto solitário, que para aquele momento sofrido, só um milagre daria alívio a sua alma, e em dado momento, o nosso Deus que tudo sabe, tudo pode e tudo vê, entrou com a providência para este socorro, na forma de como se lê, no Salmo 46, v 1. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. Foi quando o jovem se depara com a Índia adolescente, pertencente a uma das tribos locais, podemos até deduzir que com certeza ele esqueceu que estava perdido, pois o milagre já havia acontecido, e sem entender aquele encontro, a indiazinha o conduziu à sua tribo, e apresentou ao chefe de sua aldeia, que para concluir a promessa feita, pois cem sombras de dúvidas ele contou a sua maneira a respeito do acontecido, e logo em seguida fez também o seu pedido de casamento para a índia que tinha apenas 12 (doze) anos de idade, mesmo assim o chefe dela, juntamente com os outros índios permitiram aquela feliz união, a qual foi feita na forma indígena.
No dia seguinte os nubentes foram conduzidos por um dos índios até a saída daquela mata, o jovem Ursulino, casado com sua querida índia, retornou ao Rio de Janeiro, e chegando lá, como já tinha a seus serviços uma empregada, também contratou uma professora para educar a menina índia na cultura branca, porém as intenções do jovem eram boas com a honra da índia por ela ter apenas 12 aninhos preferindo esperar que ela completasse os seus 18 anos para então proceder de acordo com o nosso costume, 06 anos depois a levou em um cartório de registro civil da capital carioca, onde então foi definido o nome e sobrenome da índia, sabendo somente que ela era uma índia, e por não saber, foi que o jovem Ursulino deu-lhe o nome de Sabina, e como já estava residindo no Rio de Janeiro há seis anos, achou por bem lhe dar o sobrenome CARIOCA, que após o casamento ela passou a se chamar Sabina Alves Carioca.
Então o primeiro filho desta santa união, tinha por nome Raimundo Alves Carioca, vindo o segundo filho, teve por nome Arthur Alves Carioca, o casal também tiveram o seu terceiro filho, nascido em 04 de dezembro de 1889 e se chamava Luís Alves Carioca, o mesmo se casou com a Jovem Maria Leopoldina Bezerra Carioca, tendo como filho caçula dos homens, Manoel Ursulino Bezerra Carioca, nascido em 30 de outubro de 1928 (meu pai) e como filha caçula das mulheres Débora Carioca Barbosa, nascida em 19 de abril de 1932, ambos naturais do Ceará, ela casada com o Senhor José Jucimar Barbosa, nascido em 09 de setembro de 1932, também natural do Estado do Ceará, sendo ela a principal fonte desta verídica informação, ambos residente na Av. A, bloco 1, apto 12C, Nova Metrópole, Distrito de Caucaia, CE.
É com satisfação que publico esta História a quem possa interessar, pois com muita hora sou nascido em 20 de março de 1966.
JOSÉ RAMOS CARIOCA
Email. ramoscarioca@hotmail.com
Edição do Escritor: Elizeu Gomes de Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito legal essa matéria me chamo Williams de Souza carioca e moro na cidade de Manaus, a tempos que queria sabe a origem desse sobrenome que bem e bem grande em Manaus.
ResponderExcluirMe chamo Raimundo carioca e sou de manaus
ExcluirMUITO INTERESSANTE, ME CHAMO BARBARA ANGELICA CARIOCA RESIDO NO ESTADO DE SAO PAULO, EM MINHA CIDADE NUNCA ENCONTREI NINGUEM COM ESSE SOBRENOME, TBM NENHUMA EXPLICAÇÃO DE ONDE ELE VEIO. OBRIGADA PELO TEXTO.
ResponderExcluirBarbara, acho que somos parentes kkk o nome do pai de minha vó é Luis Alves Carioca
ExcluirÉ meu nome naturalmente é Patrik Duarte Carioca. A maioria dos cariocas estão residentes no nordeste , espírito santo e Amazonas. A família veio para cá no período da borracha
ExcluirMeu nome Carlos Andre Carioca nasc. em Manaus -AM
ExcluirMeu nome e Danilo Carioca Marques de Oliveira, minha família e do RJ, meu avo se chamava Ary muniz Carioca.
ResponderExcluirfamilia grande irmão
Excluirolá bom dia, o Nome da minha bisavó era Lidia Carioca, ela morava no Rio grande do sul.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia! Gostei bastante do texto. Me chamo Levi Mateus Carioca Lima, resido em Fortaleza-Ce
ResponderExcluirBom dia! Gostei bastante do texto. Me chamo Levi Mateus Carioca Lima, resido em Fortaleza-Ce.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!, muito interessante, me chamo Vinicius Nascimento Carioca moro no estado do Amazonas, sempre tive curiosidade em saber mais.
ResponderExcluirJosé de França Carioca Cavalcante
ResponderExcluirJosé de França Carioca Cavalcante Moro na minha querida Manaus..!!
ResponderExcluirNome do meu pai é Luís carioca Pereira e da minha vó Josefa Lopes Carioca e somos d manaus
ResponderExcluirMuito interessante a história. Me chamo Gabriela de Souza Carioca, e sempre tive interesse em saber mais sobre esse nosso sobrenome. Ele é um tanto quanto diferente rs
ResponderExcluirMuito bacana essa história. Me chamo Marcio da Costa Carioca, bom saber a origem do nosso sobrenome.
ResponderExcluirMeu tetravô chama-se Manoel Marcolino Carioca, ele, segundo sua certidão de óbito, era natural do Rio de Janeiro e faleceu aqui em Minas, no ano de 1935 aos 97 anos. Fato é,que meus parentes, pela tradição oral, diziam que ele mesmo contava sua trajetória: havia sido escravo no Rio e quando "acabou" a escravidão, saiu à procura de emprego, vindo parar aqui no interior de Minas Gerais, onde fixou residencia.Trouxe consigo sua esposa Anna Mariana de Jesus, que era chamada de "Mãe Sinhana."
ResponderExcluirMuito legal .. Também faço parte desse sobrenome e lembro do meu avô contando que o sobrenome vinha de uma Índia. Amei os detalhes e a história. Sou Michelle Maria Coelho Carioca e moro no Rio de Janeiro ( meus pais : João Pedro Carioca e Neuza Coelho Carioca ) e avós paternos : Rubem do Valle Carioca e Nair Camanho Carioca / bisavós paternos : Eduardo José Pires Carioca e Alayde Ferreira do Valle .
ResponderExcluirObrigada pelo texto ! Abraços a todos ,
Muito legal .. Também faço parte desse sobrenome e lembro do meu avô contando que o sobrenome vinha de uma Índia. Amei os detalhes e a história. Sou Michelle Maria Coelho Carioca e moro no Rio de Janeiro ( meus pais : João Pedro Carioca e Neuza Coelho Carioca ) e avós paternos : Rubem do Valle Carioca e Nair Camanho Carioca / bisavós paternos : Eduardo José Pires Carioca e Alayde Ferreira do Valle .
ResponderExcluirObrigada pelo texto ! Abraços a todos ,
Nossa minha família inteira tem sobrenome Carioca somos so interior de São Paulo. Não acredito que tem tantos cariocas por ai. Que legal. Não sabia da história.
ResponderExcluirAlguém já ouviu a história de alguma elexandrina que fugiu com um namorado para se casar? Pois ela era minha bisavó
ResponderExcluirDe: ramos carioca
ResponderExcluirEnviado: sexta-feira, 30 de maio de 2014 09:00
Para: José Paulo
Assunto: RE: Informação Carioca
José Paulo,
È um prazer receber seu email, pena saber tão pouco sobre este sobrenome esta informação que vc tá passando é nova para mim, não sabia ter pessoas com este sobrenome em Portugal, fico feliz, aqui no Brasil, este sobrenome não tem tanto peso social, é apenos um sobrenome diferente, até que eu sei, sem brasão, qualquer outra informação que vc tiver e quiser passar lhe agradeço.
To: ramoscarioca@hotmail.com
ResponderExcluirSubject: Informação Carioca
Date: Thu, 29 May 2014 21:50:35 +0100
Olá José Ramos Carioca
Eu sou o José Carioca Rodrigues, sou Português natural de Setúbal e tenho 41 anos.
Também carrego este nome com uma grande responsabilidade pois representa muita história, mas ao mesmo tempo gostaria de saber mais.
A informação que tenho são Registos de nascimento de pessoas que foram para o Brasil no desembargo do Paço em 1800. Sei que um dos meus bisavós era aio na corte, o que fazia não sei. Sei que ele teve pelos menos uma filho que fora baptizado em Santa Ana do Rio de Janeiro no Imperio do Brasil como Carioca o que se foi arrastando até aos dias de hoje.
Gostava de saber mais algo sobre isto no sentido o que significa uma pessoa Portuguesa ser baptizada com o Sobrenome de Carioca? Seria da realeza, classe média ou um simples aio.
Com os meus melhores saudações Carioca
José Carioca Rodrigues
Nossaa,muito bom!!!!
ResponderExcluirSempre tive circularidade de saber a roubem desse nome.
Me chamo Samille Maria Carioca de Sousa e sou de fortaleza,Ce
Curiosidade *
ExcluirOrigem**
Sarah vitoria carioca medeiros fortaleza, CE // Samille eu tava procurando pra contar a historia do sobrenome pra julia kkk
ExcluirMuito legal saber essa origem, me chamo Humberto Pedro Dias Carioca, e sou do interior de Minas.
ResponderExcluirMe chamo Lucas de Oliveira Carioca, minha família reside nos Estados do Maranhão e Piauí
ResponderExcluirTemos três filhos de sobrenome CARIOCA. Muitos se admiram do nome. Interessante, por amar a bossa nova, nos 15 anos de nossa caçula, tocou a música ELA É CARIOCA de Tom Jobim. Então o nome CARIOCA veio pelo encanto à cidade maravilhosa. Há muitos CARIOCAS (familia) também aqui no Ceará
ResponderExcluirMinha avó chamava se Maria Carioca de Souza...
ResponderExcluirSou Daniela Carioca (Acreana), filha de Ducilene Carioca (Amazonense), neta de Pedro Chaves Carioca. Minha mãe veio para o Acre ainda criança. Busco reencontrar nossa ascendência indígena. Qual o nome da etnia da nossa Ancestral que nos trás até aqui. Uma honra fazer parte desta família forte!
ResponderExcluirMe chamo Marcos Antonio da Costa Carioca Filho, sou filho de Marcos Antonio da Costa Carioca e neto de Francisco Chaves Carioca, nascido em Rio Branco Acre. Uma honra carregar este nome repleto de histórias.
ResponderExcluir